quarta-feira, 17 de agosto de 2011


Novo ponto eletrônico pode atenuar demanda sobre a Justiça do Trabalho e poderá reduzir acidentes de trabalho

A regulamentação dos equipamentos de registro de ponto eletrônico, implantada há dois anos pelo Ministério do Trabalho e Emprego, e que tem seu prazo final para adaptação das empresas em primeiro de setembro próximo, deve diminuir as demandas na Justiça do Trabalho.
É que com a impossibilidade de fraude no sistema e a confiabilidade das informações sobre as marcações de ponto, a tendência é que se reduzam as queixas trabalhistas.
Para o ministro Carlos Lupi, com o Registrador Eletrônico de Ponto, o controle eletrônico de jornada ganhou uma segurança jurídica nunca antes atingida. “As informações ficam completamente disponíveis para a Justiça e para a Fiscalização do Trabalho. Isso fica mais claro para a sociedade quando é a própria Justiça do Trabalho que confirma isto à sociedade”, analisa Lupi. 


E deve contribuir também para a redução dos casos de acidentes no trabalho.
É que com o registro eletrônico de entrada e saída do trabalhador, será possível verificar a ocorrência de excesso de jornada extenuante que pode culminar em acidentes.

Segundo o grupo técnico que elaborou a Portaria 1.510, que regulamenta o sistema eletrônico de ponto, o novo modelo poderá dar a dimensão da fadiga do trabalhador acidentado.
Esta semana, a Associação Nacional dos Magistrados do Trabalho (Anamatra), entidade que representa os juízes trabalhistas de todo o Brasil, divulgou nota em defesa da regulamentação.
Para os juízes, a Portaria “representa um notável avanço para as relações de trabalho, restabelecendo a natureza bilateral das anotações de horário, fixando critérios seguros que restituem a credibilidade dos pontos eletrônicos e dando segurança jurídica às partes envolvidas no contrato de trabalho, além de assegurar o cumprimento da legislação trabalhista e fiscal”.

Fonte:

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

SINCOMERCIÁRIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS ASSINA PPR PARA OS COMERCIÁRIOS DO TELHA NORTE

Presidente Albino Correia de Lima 

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Sincomerciarios de SJCampos na Passeata dos Comerciários

Centrais Sindicais marcharam pela Jornada Nacional de Luta!


“Nosso sindicato se fez presente junto aos comerciários e práticos de farmácia em caravanas que, numa só voz, clamou por redução da jornada, incentivo à indústria nacional, fim do fator previdenciário e, em particular, pela regulamentação da profissão de comerciário, em trâmite no Congresso”, afirmou o presidente Albino correia de Lima.

        Foi histórica a passeata em defesa da agenda dos trabalhadores, organizada pelas cinco Centrais Sindicais realizada no dia 3, na capital paulista. 
      A Praça Charles Müller, em frente ao Estádio do Pacaembu, já estava lotada de manifestantes, às 9 horas, dado o número de trabalhadoras e de trabalhadores ali concentrados (Cerca de 80 Mil pessoas) portando, bandeiras, bonés e camisetas das suas respectivas Centrais e categorias.
        Mobilizados pelo presidente da Fecomerciários, Luiz Carlos Motta, o Sr Presidente Albino Correia de Lima contou com a presença de Diretores e Funcionários do Sindicato de São José dos Campos juntamente com comerciários e práticos de farmácia da capital, do interior e da baixada santista que também exibiam faixas reafirmando pleno apoio à manifestação que se revelou como forte instrumento de luta para que a classe trabalhadora veja a pauta trabalhista ser apreciada pelo Congresso Nacional neste segundo semestre.
       Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical, e deputado federal, reforçou o conteúdo do seu discurso, dado inicialmente no Pacaembu, depois relembrado na Avenida Paulista e reafirmado no pátio da Assembléia Legislativa, que, entre outros tópicos, comemorou a unidade das cinco Centrais (Força, UGT, CTB, CGTB e Nova Central), em organizar e promover um movimento “realizador, pacífico e que aponta para o futuro”. Ele disse: “Esse 3 de agosto ficará marcado na história do movimento sindical paulista por ser grande sobre os aspectos de organização, mobilização e estratégia para que a pauta trabalhista tramite em Brasília com o devido respeito e com a devida atenção que os trabalhadores merecem. Foi excelente!”. 
       Além do Paulinho da Força, coordenaram e compareceram a passeata  os presidentes da  UGT (Ricardo Patah), Wagner Gomes (CTB), Calixto Ramos (Nova Central) e Antonio Netto (CGTB).

Segue as fotos abaixo



VIDEO



terça-feira, 2 de agosto de 2011



---------------------===============------------------------
ATENÇÃO COMERCIÁRIOS


Projeto proíbe caixa de supermercado de acumular função de empacotador

A Câmara dos Deputados analisa um projeto de lei (PL 353/11) que proíbe ao caixa de supermercado exercer ao mesmo tempo a função de empacotador. O texto obriga o estabelecimento a oferecer aos consumidores um serviço de empacotamento. A multa será de 500 Ufirs (pouco mais de R$ 500) por empregado encontrado acumulando as funções e terá o seu valor dobrado em caso de reincidência.
Para o autor da proposta, deputado Vicentinho (PT-SP), as grandes redes de supermercados desrespeitam o trabalhador e o consumidor ao obrigar os caixas a acumularem a função de empacotador. “No afã de cortar custos e aumentar as suas margens de lucro, duplicam as tarefas do caixa e submetem o consumidor às conhecidas cenas constrangedoras”, afirma.
Tramitação - A matéria será analisada pelas comissões de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio; e de Constituição, Justiça e Cidadania.

Mais informações:

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SINCOMERCIÁRIO DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS PARTICIPA DO 4º CONGRESSO DE ADVOGADOS

clique nas setas para ampliar o  Álbum

Miss Comerciária 2011

Conheça as Candidatas Selecionadas Para o Miss Comerciária 2011


/
clique nas setas para ampliar o  Álbum