sexta-feira, 11 de março de 2011




Atenção às lesões e doenças do trabalho (LER/DORT)

As lesões por esforço repetitivo (LER) / Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT) são um conjunto de doenças que atingem músculos, tendões, nervos e articulações decorrentes de sobrecarga no trabalho sobre o sistema músculo-esquelético.
No Brasil, na década de 80, o número crescente de digitadores com inflamações nos tendões levaram a Previdência Social reconhecê-las como doenças de trabalho, e em 1993 foi concedido direito previdenciário aos portadores.
Infelizmente, há empresas que costumam negar essas doenças e não emitem o CAT (Comunicação de Acidentes de Trabalho), obrigatório, para poder dispensar o trabalhador e evitar o aumento na contribuição ao INSS.
Entre os mais atingidos pelas LER/DORT estão digitadores, operadores de telemarketing, caixas (bancos e comércios em geral), trabalhadores de linha de montagem e produção, escriturários e trabalhadores em comunicação, confecção, indústrias alimentícias e gráficas.
Por isso, é preciso atenção ao surgimento de sintomas como dores, dormência e outros. Procure um médico para certificar se tem a doença. Porém o melhor é a prevenção. É preciso realizar pausas frequentes no trabalho e diversificar os movimentos.Informe-se sobre seus direitos. Converse com profissionais da Saúde Ocupacional
e também com a sua chefia, para garantir a ambos bons resultados, sem perda da saúde e da funcionalidade do
trabalho.
Albino Correia Lima
Presidente



Mais Informações Acesse http://www.sec-sjc.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário